Como uma forma de homenagear o mestre que perdemos no curso este ano, o Diretório Acadêmico Percy Vargas de Abreu e Lima homenageia o professor José de Oliveira Ramos Neto, emprestando o nome do professor à semana acadêmica, que está ocorrendo desde o dia 27 de abril, no UCS Teatro.
O evento tem valor de inscrição a R$.5,00, e já tem recorde de inscrições, sendo que a cerimônia de encerramento ocorre hoje, às 19h30min, quando ocorrerá homenagem ao falecido professor, que tanta falta fará em nossas salas de aula.
O evento tem valor de inscrição a R$.5,00, e já tem recorde de inscrições, sendo que a cerimônia de encerramento ocorre hoje, às 19h30min, quando ocorrerá homenagem ao falecido professor, que tanta falta fará em nossas salas de aula.
Participe você também!!!
"Professor, amigo JOSÉ DE OLIVEIRA RAMOS é inesquecível a trajetória percorrida pelo campus universitário. Tinha uma forma fácil e pessoal de passar o conteúdo científico e a experiência de vida. Mostrava a ciência do direito com exemplos e atuações humanas. Defensor das prerrogativas dos advogados e dos Direitos Humanos. Pregava harmonia e viver bem. A paz acima e a qualquer preço. Fez de seus alunos e dos colegas professores amigos inesquecíveis. Especialista na arte de fazer e curtir amizade. Digno de uma cadeira de professor acadêmico imortalizado na universidade de Caxias do Sul. O Diretório acadêmico de Direito presta esta merecida homenagem.
Foi integrante da OAB-RS de maneira atuante no Conselho Seccional, nas diversas Câmaras da OAB-RS; Presidente da Comissão de Defesa Assistência e das Prerrogativas dos advogados na OAB-RS e membro integrante a nível nacional; Participante e coordenador em diversas Comissões da OAB-RS e na subsecção de Caxias do Sul; Membro lutador na comissão de Direitos Humanos Sobral Pintode 1993/1997 e 2007/2010 da OAB/RS, além de multiplas atuações junto e emprol da OAB subseção de Caxias do Sul, atuante advogado criminalista.
Gostava de um bate-papo, um rodada de piadas, sorrir segundo ele era o melhor alimento para a alma,
JOSÉ RAMOS mais sabia fazer: Juntar, agregar e reunir os AMIGOS, que não eram poucos!!! Na OAB, após as sessões do Conselho Seccional, das Câmaras ou da CDAP; num bate-papo descontraído, numa roda de piadas, numa mesa de bar, numa roda de cantorias ou de músicas, nas barrancas do Guaíba, no Iate Clube Navegantes São João ou em seu inseparável barco IGARA, lá estava sempre o RAMOS.
Zé, José Ramos, Zezinho, Zé Igara, Zé Caxias, ou Dr. José de Oliveira Ramos Neto, qualquer que fosse o nome que chamávamos, sem dúvida éramos atendidos, com uma voz melodiosa, sempre simpática, atenciosa, sorridente, calma, carinhosa enfim, amorosa.
Não foram poucas as vezes que buscamos auxílio no zé, quer profissionalmente, pois era, é e sempre será um dos melhores profissionais que a advocacia brasileira já teve; quer como sendo um precioso amigo nas horas boas e nas horas difíceis, como a que estamos vivendo agora.
Falar do profissional Dr. José Ramos torna-se até mesmo fácil, pois podemos resumir em uma palavra....BRILHANTE!
Como colega... já como colega, não media esforços na defesa dos interesses dos advogados que sempre poderiam contar com a magnitude de suas intervenções e solução para poroblemas, as vezes, insolúveis.
Mas como amigo, pai, irmão, filho ai a coisa complica, complica pois faltam palavras para expressar o que realmente ele era. Deixou uma lição de carinho, afeto, humildade, generosidade, amabilidade, preocupado com as questões sociais (incansavelmente), alegre, extrovertido, enfim uma pessoa que soube levar a vida o que ela tem de melhor, nossas amizades e nossa familia.
Certo dia, comentando sobre a vida, disse o seguinte: Quando morrer, quero olhar para traz e dizer: Que viagem maravilhosa, fiz da companhia de voces o prazer da minha vida.
Assim era o zé, simples e ao mesmo tempo complicado, responsável e ao mesmo tempo um irresponsável quando se tratava de divertir-se e de agradar aos seus. "Não dá nada" sempre acabava em alegria.
Como diria o rei DAVi: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estas comigo.... O zé está na companhia de Deus e não importa a crença, todos temos a certe3za de que, como disse Milton Nascimento: Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar, qualquer dia amigo a gente vai se encontrar.
Descanse, segue a Luz, esteja advogando e continua nos ensinando, com a tua memória e dos teus atos, o que é ser um VERDADEIRO AMIGO! obrigado ´ZÉ por esta viagem maravilhosa." (Trecho de artigo de autoria do prof. Francisco Kury, publicado na Revista Tribuna OAB)
Prof. José de Oliveira Ramos Neto
Uma grande perda para a comunidade acadêmica, para a seara judicial e principalmente para a sociedade, que fica sem um expoente de humildade, dignidade e amizade.
ResponderExcluirlinda a homenagem!
ResponderExcluirMelhor semana acadêmica dos últimos anos!
Com ceteza sentiremos a falta daquele que sempre se mostrou disposto a ajudar e aconselhar os outros...Descanse em paz!
ResponderExcluir